Saúde no campo missionário

Há vários exemplos de cristãos que foram movidos pelo amor de Deus e ao próximo; entre eles: Phillipe Pinel [1745-1826] (revolucionou o tratamento de doentes mentais); Florence Nightingale [1820-1910], fundadora da Enfermagem moderna  (foi profundamente influenciada pelo trabalho de Theodor Fliedner [1800-1864], um pastor luterano que utilizou diaconisas no cuidado da saúde); Jean Henri Dunant, idealizador da Cruz Vermelha.
George Sarton [1884-1956], introdutor da disciplina História da Ciência nos currículos universitários, sem qualquer ligação direta com o Cristianismo, afirmou: "O nascimento do Cristianismo mudou para sempre a face do mundo ocidental."
A partir da metade do século XIX, o cuidado para com a saúde do povo passou a ser uma preocupação dos missionários. O número de 15 médicos envolvidos, no ano de 1850, diretamente em missões, elevou-se, em 1925, para 1157, além de 1007 enfermeiras e 19 faculdades médicas fundadas por cristãos no campo missionário. O Protestantismo chegou à Coreia em consequência da atuação do médico presbiteriano e missionário Horace Allen [1858-1932], que salvou a vida do sobrinho do rei da Coreia, após os médicos coreanos terem tentado, sem sucesso, a cura do paciente. Tendo Allen adquirido a confiança da realeza, foi permitida a entrada dos primeiros missionários no país: Horace Underwood (presbiteriano) e Henry Appenzeller (metodista).
Do livro Perspectivas do Cuidado Missionário: contribuições a partir do Brasil, 1ª edição, Betel Publicações, 2011, João Pessoa, PB. Saúde física do missionário: prevenção e cuidado, páginas 106-107.
A saúde é importante para todos, preservar e cuidar é exercer com sabedoria ainda melhor, como cuidar do missionário no campo é um tema que deve ser conhecido na igreja atual. Até hoje missionários e a igreja não tem dado importância  ao fato que pode acontecer uma doença que precisa de tratamento especializado. Então ficamos atentos ao desafio de prevenção do seguro internacional de saúde, é importante sim pois já temos passado por uma crises que precisava de operação e atenção médica fora do campo missionário (evacuação) isso gera muitos gastos econômicos e ataca o emocional. Agradecemos ao Senhor pela orientação da agência enviadora Antioquia nos cuidados e direção.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

oração e comunhão