Crimes de guerra

TPI pode investigar relatos de crimes de guerra em Mali.

24 de Abril de 2012 13:59
noticias.terra.com.br

O Tribunal Penal Internacional (TPI) advertiu Mali nesta terça-feira que está considerando investigar relatos de assassinatos, estupros e outros crimes de guerra que podem ter sido cometidos desde janeiro, quando começaram os confrontos que desencadearam uma crise ampla no país. "O escritório tem acompanhado de perto os desdobramentos em Mali desde que os confrontos tiveram início por volta de 17 janeiro de 2012", disse o escritório do procurador do TPI em um comunicado, acrescentando que agora iria decidir se conduziria uma investigação preliminar.
"Segundo várias fontes, incluindo altos funcionários da Organização das Nações Unidas, crimes como assassinatos, sequestros, estupros e recrutamento de crianças podem ter sido cometidos por vários grupos na parte norte do país", acrescentou. Não ficou claro se ele estava se referindo a supostas atrocidades cometidas pelo grupo formado por separatistas islâmicos e tuaregues ou pelas tropas do governo, ou ambos.
A violência na nação do Oeste Africano surgiu em 17 de janeiro, quando tuaregues armados entraram em confronto com tropas governamentais na cidade de Menaka, ao norte, depois de meses de avisos de que os rebeldes estavam se juntando. Em seguida ocorreram novos surtos de violência e um golpe militar em 22 de março, que atrapalhou uma eleição planejada para abril, levando o país a mergulhar no caos.
Mali, o terceiro maior produtor de ouro da África, é agora um território fragmentado sem um Estado, ocupado por grupos rebeldes rivais no norte, enquanto políticos e líderes do golpe no sul disputam o controle da capital Bamako.

Nossa oração é importante pelos povos do mundo em nome de Jesus!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

oração e comunhão