quinta-feira intensos combates

Bamako, Mali - Intensos combates ocorreram no norte de Mali as forças armadas temtaram chegar a uma cidade cercada por rebeldes tuaregues, um oficial maliano das forças armadas disse esta quinta feira.
Col. Idrissa Traore disse que estava lutando em torno da cidade de Tessalit na quarta-feira ea operação está em curso. Ele não deu números de vítimas e não confirma se as tropas enviadas para reforçar a cidade tinha chegado ao acampamento militar.
Um porta-voz dos rebeldes tuaregues do Mali disse que as forças não conseguiram chegar Tessalit.
"Nossas forças conseguiram separar os contingentes em seu caminho para Tessalit e os forçou a recuar", Moussa Ag Assarid disse à Associated Press por telefone desde Paris.
Ag Assarid disse que os rebeldes não sofreram perdas. Ele disse, no entanto, os rebeldes tuaregues havia matado um número de soldados do Mali e destruíram um número de veículos.
"É muito possível que vai ser de luta mais breve", Ag Assarid acrescentou.
Forças do Mali têm tentado obter reforços para a cidade de Tessalit desde Tuaregs começou a atacar cidades no norte do Mali, em meados de janeiro. A cidade é de importância estratégica como sua base militar é um dos maiores do norte do Mali. Existe também um aeroporto.
Enquanto isso, a embaixada dos EUA em Bamako confirmou quinta-feira que um avião militar dos EUA caiu de alimentos para a população de Tessalit em 14 de fevereiro.
"Nós deixamos cair alimentos para uma população de cerca de 2.000 que estavam em perigo", disse Megan Larson-Kone da Embaixada dos EUA em Bamako. "Havia comida suficiente caiu para fornecer pelo menos vários dias." ela disse.
O grupo rebelde tuaregue, o Movimento Nacional para a Libertação da Azawad, está lutando pela independência do norte do Mali, uma região que se refere como o Azawad.
O NMLA argumenta que o norte de Mali é culturalmente e geograficamente distinto do sul. O grupo também acusa o governo do Mali de não fazer o suficiente para promover o desenvolvimento no norte.
Tuaregues do Mali têm se levantado contra o governo central do Mali uma série de vezes desde Mali conquistou a independência da França em 1960.
Desde o início dos combates mais recente, em janeiro, dezenas de soldados do Mali e os combatentes rebeldes foram mortos e as Nações Unidas diz que mais de 100.000 pessoas foram deslocadas.

Associated Press

Estamos em oração e clamando pela paz no norte do país. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

oração e comunhão