7º Congresso Brasileiro de Missões Realidades Que Não Podemos Ignorar

Graça e Paz do Senhor queridas e queridos,

O tema do VII CBM será : Realidades Que Não Podemos Ignorar: Sudeste Asiático, Ásia Central, Leste Europeu, Mundo Árabe, Europa, Oeste Africano, Diásporas, Desafios Indígenas, Grupos Sem Testemunho e Desafios Brasileiros. O congresso será realizado de 06 a 10 de outubro de 2014, no Hotel Monte Real em Águas de Lindóia, Estado de São Paulo.

O contexto geral do VII CBM remete aos CBMs e CBEs (Congresso Brasileiro de Evangelização) anteriores. Para melhor compreensão, leia o texto: Retrospectiva dos Congressos de Missões no Brasil.

O VII CBM é o desenvolvimento natural do VI CBM. Por ocasião do VI CBM, tratamos dos atuais desafios, tendências e possibilidades com o tema: A Missão Transformadora Diante da Realidade Mundial. Vários passos foram dados

após o VI CBM, que culminaram no atual CBM. Naturalmente fizemos a necessária avaliação do CBM anterior (VI CBM). Recebemos 350 questionários de avaliação. Recebemos e-mails, ouvimos pareceres... E partindo do resultado da avaliação e das necessidades, pensamos em uma pré-proposta de VII CBM. Essa pré-proposta foi trabalhada aos poucos, e após as considerações das diretorias e convidados, desenvolveu-se até tornar-se a proposta definitiva. Em outras palavras, feito o dever de casa de ouvir, refletir e avaliar por meio de pesquisas e reuniões. Pudemos, então, pensar nesse congresso. Assim, o preparamos com o alvo de torná-lo relevante dentro das possibilidades de quatro dias de congresso.

No contexto da Igreja Brasileira, que tende a olhar para si mesma e seu país, e quando atua em missões procura fazê-lo de forma bem independente e sem orientação pré-campo. Então, nos propomos focar na evangelização de algumas áreas menos evangelizadas do mundo.1 Faremos isso sem negligenciar fundamentação bíblica e a necessidade de treinamento missionário. Dessa forma, firmamos a natureza transcultural do VII CBM e a necessidade de preparo para isso (Atos 1:8). Evidentemente, que alguns desafios brasileiros serão abordados no VII CBM (Atos 1:8).

Acreditamos que a programação do VII CBM está bem interessante e atrativa. Teremos profundidade bíblica nas reflexões de Chris Wright, teólogo líder da equipe de trabalho que produziu o documento de Cape Town 2010.2 Analzira Nascimento abordará sobre modalidades de treinamento missionário. Os demais preletores nos desafiarão quanto às realidades atuais das regiões: Sudeste Asiático, Ásia Central, Leste Europeu, Mundo Árabe, Europa, Oeste Africano, Diásporas, Grupos Sem Testemunho e Desafios Brasileiros. Veja detalhes na janela programa.

O VII CBM também terá inúmeras vivências missionárias e reuniões temáticas, todas atreladas à ação missionária da Igreja. Para sermos justos, temos que afirmar que devido à limitação de tempo e espaço, mesmo que os temas da tarde sejam tão relevantes quanto às plenárias, poderemos oferecê-los somente como atividades vespertinas do congresso. Veja com cuidado a janela: oficinas, desse site. Eleja a sua prioridade em missões no meio de tantas possibilidades de aprendizado e engajamento.

O louvor do VII CBM será dirigido pelo Carlinhos Veiga.

Precisamos ter um encontro com Deus no VII CBM, pois dEle e para Ele são todas as coisas. A Ele toda a glória e louvor!

Ore para discernir que rumo seguir num mundo de desafios e necessidades.

Seja bem vindo ao VII CBM!

Pr. Silas M. Tostes

Coordenador

VII CBM

1. As pessoas leem textos e os entendem a partir de suas definições de palavras. Contudo, quando falamos em evangelização, estamos cientes que ação e proclamação andam juntas. Por isso, não temos dificuldades de relacionar atuação missionária e a realidade na qual se encontram as pessoas dos mais diversos campos missionários.

2. Alguns de seus livros já foram publicados no Brasil, tais como: Missão do Povo de Deus: Uma Teologia Bíblicada Missão da Igreja, Co-edição Betel Publicações e Editora Vida Nova. Há outros livros, como: O Deus que Eu NãoEntendo: Para compreender melhor algumas questões difíceis da fé cristã, Editora Ultimato. Povo, Terra e Deus: A Relevância da Ética do Antigo Testamento para a Sociedade de Hoje. Abu Editora. O Chris é autor de muitos outros livros que podem ser encontrados pelo Amazon. Ou pelo site da Intervarsiy.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

oração e comunhão