Novo tempo em Mali.

Bamako - O Mali e a Comunidade dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) chegaram a um acordo sobre o desdobramento de uma força militar africana para ajudar este país a libertar a sua parte setentrional ocupada, há cerca de seis meses, por grupos islamitas e rebeldes tuaregues.
Este acordo surgiu domingo em Bamako no termo de um encontro entre o Presidente maliano interino, Dioncounda Traoré, e os ministros da Defesa da Côte d'Ivoire, Paul Koffi Koffi, e do Mali, o coronel-major Yamoussa Camara.
Com base neste acordo, a força da CEDEAO  será desdobrada no Mali com o seu Quartel- General (QG) na capital maliana para coordenar operações visando libertar o norte do Mali.
Os detalhes do desdobramento desta força serão estabelecidos por uma missão da CEDEAO.
Sábado, dia do 52º aniversário da acessão do Mali à independência, o ministro maliano da Defesa deslocou-se a Abidjan (Côte d'Ivoire) para entregar ao Presidente ivoiriense e Presidente em exercício da CEDEAO, Alassane Dramane Ouatarra, uma mensagem do Presidente Dioncounda Traoré.
O governante maliano aceitou, durante esta visita, a possibilidade da presença de uma força da organização sub-regional em Bamako.
No início de setembro corrente, o Presidente maliano enviou uma carta ao seu homólogo ivoiriense para solicitar a ajuda da CEDEAO com vista à reconquista do norte do Mali.
Alguns partidos políticos e organizações da sociedade civil do Mali opuseram-se a esta eventualidade e afirmaram que o Exército maliano é o único capaz de libertar o norte do país cujos dois terços estão ocupados por grupos islamitas armados, como An Sardine, AQMI, MUJAO e outros, determinados a aplicarem a Charia (lei islâmica) nesta parte do país e mesmo em todo território do Mali.
O golpe de Estado de 22 de março de 2012, que derrubou o então chefe do Estado democraticamente eleito, Amadou Toumani Touré, a menos de dois meses do fim do seu segundo e último mandato, acelerou a ocupação do norte do Mali por islamitas e rebeldes tuaregues independentistas.
Africa 21 Digital
Sabemos que o Senhor é fiel e poderoso em mudar o destino de uma nação por isso continuamos orando em nome de Jesus.
Disse pois: O SENHOR é o meu rochedo, e meu lugar forte, e meu libertador.
2 Samuel 22:2
Disse pois: O SENHOR é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador.
2 Samuel 22:2
Disse pois: O SENHOR é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador.
2 Samuel 22:2

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

oração e comunhão