Orando por Mali

Amados solicitamos suas orações por esta nação, hoje comparilhamos a noticia e oramos pela paz em Mali.
Mali (Reuters)17/01/2012 Pelo menos um soldado de Mali e vários assaltantes foram mortos na terça-feira, quando rebeldes tuaregues e ex-militares da Líbia atacaram uma cidade no norte do Mali e foram empurrados para trás pelo exército, disse o governo.
Tuareg nômadas que lutaram diversas rebeliões por uma pátria soberana no deserto do Saara, são acreditados pelas autoridades do Mali e de outros líderes regionais de ter recebido um influxo de armas e homens, no rescaldo da guerra da Líbia. Sua última rebelião terminou em 2009.

O Ministério da Defesa disse em um comunicado lido na televisão nacional que os ex-soldados líbios e rebeldes tuaregues, com o nome do Movimento Nacional para a Libertação da Azawad (MNLA) atacou Menaka na região de Gao da nação Oeste Africano.
"O Exército, apoiado por um esquadrão de helicópteros de combate a conseguiram empurrá-los de volta", disse o comunicado assinado pelo coronel Idrissa Traore, o porta-voz do ministério.
"Seis dos veículos assaltantes foram destruídas, vários deles foram mortos,. Alguns ficaram feridos, enquanto muitos foram presos Um soldado do Mali foi morto", disse.
Uma declaração em um site que pretendem ser a do MNLA separatistas disse que o grupo lançou os ataques e culpou sua ação sobre o que eles disseram foi a recusa do governo do Mali para dialogar. A declaração disse que o governo ao invés escolhido para edificados tropas na região.
"Para proteger e progressivamente re-ocupar o território Azawad e também respondem à provocação Bamako, os homens do Movimento Nacional para a Libertação da Azawad optou por agir", disse o comunicado.
"É neste contexto que a ação militar iniciada em Menaka esta manhã", disse.
SEGURANÇA
Presidente Amadou Toumani Toure vem mantendo conversações com grupos tuaregues para aliviar as tensões crescentes no remoto deserto norte, onde ex-combatentes da Líbia ter sido massa.
Mali também reforçou a segurança em suas cidades, especialmente no norte, após o rapto de cinco ocidentais e a morte de um.
Em dois incidentes separados no norte do Mali em novembro, dois franceses foram seqüestrados de um hotel, enquanto um holandês, um Sul-Africano e um sueco foram seqüestrados na cidade de comércio histórica de Tumbuctu. Um cidadão alemão foi morto após resistir no segundo ataque.
Mali, como outros países na região do Sahel, está lutando para conter o aumento de tratar colocada por militantes islâmicos, grupos rebeldes e traficantes de contrabando operam em regiões remotas da África Ocidental no deserto.
Um residente de Menaka, um bastião do MNLA, disse que os combatentes começaram a atacar a cidade na noite de segunda-feira.
"Eles começaram a disparar sobre a cidade na segunda-feira até esta manhã. Um destacamento militar chegou, eles trocaram tiros e, agora, o tiroteio parou", disse ele, pedindo para não ser identificado.
Os confrontos em Menaka vem dois dias após o fim da música do Mali deserto festival, realizada perto de Tumbuctu, no norte do Mali, apesar da ameaça de facções Tuareg e aliados da Al Qaeda.
(Adicionais de relatórios Bate Felix em Dakar; Escrito por Richard Valdmanis e Felix Bate)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

oração e comunhão