novos dias para Mali

Queridos e queridas, sabemos que tudo esta no controle do Soberano Deus, e confiamos que tem propósitos com o povo amado de Mali. Oramos para que continue mudando o destino para bem, hoje recebemos esta noticia.
O ministro do Exterior do Mali, Tieman Coulibaly, classificou como um passo histórico a resolução aprovada nesta quinta-feira (20/12) pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, de uma missão militar no Estado africano do Mali.
Desde janeiro de 2012, o país tem sido abalado por conflitos internos no norte. Inicialmente, membros do grupo étnico dos tuaregues lutavam ali por um Estado independente. Em abril, rebeldes islâmicos assumiram a liderança. Eles pretendem instalar no Mali uma teocracia e estão intimamente ligados ao grupo terrorista Al Qaeda. A longo prazo, o norte do Mali poderia se tornar um refúgio para o terrorismo islâmico.

Resolução sim, apoio, talvez
"O Mali saúda esta resolução", declarou Coulibaly em Nova York. Segundo o ministro malinês, ela mostra o empenho da comunidade internacional em apoiar seu país na luta contra o terrorismo e o crime organizado transnacional. "Pois eles ameaçam perigosamente a estabilidade regional, a paz e a segurança do mundo."
Já em outubro, o Conselho de Segurança havia deixado claro, numa primeira resolução, que seria favorável a uma intervenção militar de Estados africanos no Mali. A Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (Ecowas) já havia concordado em enviar 3 mil soldados para apoiar o Exército malinês na luta contra os rebeldes. No entanto, o poderoso órgão das Nações Unidas considerou o plano militar da Ecowas insuficiente.
Depois de meses de idas e vindas em torno dos planos operacionais e melhorias por parte da Ecowas, o Conselho de Segurança aprova agora pela primeira vez uma missão militar africana. Na African-led International Support Mission (Afisma, Missão internacional de apoio liderada pela África no Mali), tropas da Ecowas auxiliarão o Exército malinês na libertação do norte do país.
Sem dinheiro, sem missão
O Conselho de Segurança, no entanto, não apresentou nenhum cronograma para a missão da Afisma. O que também ainda falta é dinheiro. Uma missão militar custa até 500 milhões de euros. O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, deverá organizar uma conferência de países doadores para obter os fundos necessários, diz a resolução.
"Além da UE, até agora ninguém concordou em prestar nenhuma contribuição financeira", disso Karl Flittner, que até 2012 era o embaixador alemão em Bamaco. Em conversa com a DW, o diplomata aposentado mostrou-se cético quanto ao sucesso do Exército malinês sem um maciço apoio logístico.
"Ele [o Exército] está muito fraco e desmoralizado e muito, muito mal equipado. E acredito que a União Europeia seja o endereço certo para prestar ajuda. Ainda não se tem outros doadores. Eles vão ter que ser procurados."
 Autor: Peter Hille (ca)
Revisão: Augusto Valente
  • Continuamos orando por novos dias para Mali.
  • Oramos para que Deus seja favorável por a paz no norte.
Isaías 55:4 diz :  Eis que eu o dei por testemunha aos povos, como líder e governador dos povos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

oração e comunhão