Ebola em África

Graça e paz do Senhor Jesus,
Vivemos momentos importantes da humanidade que hoje enfrenta doenças que podem acabar com uma cidade pela particularidade de transmissão e propagação de maneira fácil pela cultura e costumes do povo em África.


DEFINIÇÕES
  •  CASO SUSPEITO: Indivíduos procedentes, nos últimos 21 dias, de país com transmissão atual de Ebola (Libéria, Guiné, Serra Leoa e Nigéria – OMS) que apresente febre de início súbito, podendo ser acompanhada de sinais de hemorragia, como: diarreia sanguinolenta, gengivorragia, enterorregia, hemorragias internas, sinas purpúricos e hematúria.
  •  CASO CONFIRMADO: Caso suspeito com resultado laboratorial conclusivo para Ebola realizado em Laboratório de Referência.
  •  CONTACTANTE: Indivíduo que teve contato com sangue, fluido ou secreção de caso suspeito; OU Dormir na mesma casa; Contato físico direto com casos suspeitos; Contato físico direto com corpo de casos suspeitos que foram a óbito (funeral); Contato com tecidos, sangue ou outros fluidos corporais durante a doença; Contato com roupa ou roupa de cama de casos suspeitos; Ter sido amamentado por casos suspeitos (bebês).
  •  CASO PROVÁVEL: caso suspeito de viajantes ou profissionais de saúde provenientes desses países e que apresentem histórico de contato com pessoa doente, participação em funerais ou rituais fúnebres de pessoas com suspeita da doença ou contato com animais doentes ou mortos.

MEDIDAS RECOMENDADAS PARA PAÍSES QUE FAZEM FRONTEIRA COM REGIÃO AFETADA
  Controlar fronteiras e estar pronto para identificar casos suspeitos
  Se um caso for confirmado, estados são orientados a declarar emergência nacional de forma imediata

MEDIDAS RECOMENDADAS PARA RESTO DO MUNDO
  Ajudar de forma imediata os países afetados, enviando médicos, material ou dinheiro.
  Governos não devem declarar proibição de viagens aos países afetados
  Governos não devem suspender comércio
  Governos devem garantir informações sobre a doença e o que fazer em caso de contágio
  Autoridades devem estar preparadas para identificar, detectar e administrar um eventual caso de ebola. Isso inclui preparar laboratórios
  Aeroportos devem estar prontos para lidar com eventuais casos suspeitos.
  Estados devem estar prontos para evacuar das áreas afetadas seus nacionais, caso seja solicitado


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

oração e comunhão