Eleições no Mali - portas abertas

Primeiros relatórios indicam eleições pacíficas no Mali
Um anúncio oficial sobre o resultado das eleições é esperado para sábado (03/08). Porém, a Al Jazeera já noticiou uma prévia do resultado: dos 27 candidatos, Ibrahim Boubacar Keita, ex-primeiro ministro da década de 1990, aparece como favorito. Seu grande rival é Soumaila Cisse, fundador da União pela República e Democracia (URD).

Pessoas distantes da capital Bamako se viram incapazes de votar porque não estavam na lista de eleitores divulgada pelo governo. No entanto, apesar disso e de que alguns postos de votação abriram mais tarde, a embaixadora dos Estados Unidos no Mali, Mary Beth Leonard, disse à BBC, "Havia muitas dúvidas (sobre as eleições). Mas isso já passou".
O segundo turno das eleições está previsto para agosto. Para o primeiro turno, foram enviados mais de 11 mil soldados da ONU, auxiliados pela polícia local, na vigilância dos espaços durante e após as eleições. A União Europeia também enviou 90 observadores ao país para acompanhar o processo eleitoral. Havia um grande temor de que facções rebeldes guerrilheiras causassem problemas às vésperas e no próprio dia da eleição.
A esperança é que as eleições abram caminho para um sistema político que honre a liberdade religiosa e que permita a influência da Igreja nas esferas sociopolíticas. Quando a crise estourou no Mali, os cristãos foram forçados a deixar a região norte, desfazendo a área conhecida pela presença cristã. Até então, os cristãos não retornaram para suas casas.

*O Mali está na 7ª posição da Classificação de países por perseguição

Pedidos de oração
  • Agradeça ao Senhor por sua graça em permitir que as eleições ocorressem pacificamente, e que a situação continue tranquila enquanto ocorre a contagem dos votos.
  • Peça a Deus pela implementação de um governo estável, que beneficie a restauração da presença cristã no norte do país. 
Fonte: www.portasabertas.org.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

oração e comunhão